Oi gente esse artigo vai para papais, mamães, educadores, educadoras e cuidadores. Já aconteceu de vocês precisarem dar uma ordem ou falar usando o termo NÃO e pareceu que a criança entendeu que era um SIM?
Pois é, acredito que você já deve ter visto ou ouvido nós profissionais falando que não se deve usar o NÃO com as crianças, que pode trazer dificuldades no desenvolvimento delas enfim, mas porque será que falamos isso?
Se você usar o NÃO antes da ação que a criança não deve fazer, esse NÃO se transforma em um gatilho fazendo assim seu filho querer realizar a atividade que no momento não é indicada, preparei um exemplo logo em seguida para clarear essa informação;
Exemplo: Se eu pedir aqui agora para você NÃO pensar em um elefante qual seria seu primeiro pensamento? THARAAAAMMMMM Elefante (risos). O nosso cérebro irá anular a palavra não e automaticamente irá pensar no elefante, e olhe que somos adultos já temos consciência do não e do sim, nosso sistema cerebral está 100% formando, agora imagine uma criança?
Então quando falamos para nossos filhos, NÃO pode pular na cama, a criança vai esquecer do não e vai pular na cama.
Falando em cérebro, o controle dos impulsos esta relacionado com o desenvolvimento de uma área do cérebro chamada córtex pré-frontal, que fica localizado na região da nossa testa, essa área só estará totalmente madura lá para os 20 e tantos anos, ou seja, por mais NÃOS que você usar, pode até parecer “birra” da criança, mas a grande questão é que na infância essa área ainda é muito imatura, logo, controlar os impulsos nos pequenos fica ainda mais difícil, visto que, essa região está em desenvolvimento, então você pode falar dezenas de vezes que ela não pode pular na cama que ela vai continuar pulando na cama.
Como trouxe aqui no texto o córtex pré-frontal não está formando então devemos tomar cuidado com o excesso de privações, nãos e etc, o ideal é sempre justificar e explicar o por que ela não pode realizar determinada atividade, assim você vai contribuir para um desenvolvimento dessa área mais saudável.
Ta Helena, mas e aí o que posso fazer????
Vamos começar a trocar o NÃO pelo SIM, da seguinte forma: ao invés de falar para a criança o que ela NÃO pode fazer, fale o que ela PODE fazer. Parece difícil né mãezinha/ paizinho, mas não é com a pratica fica muito mais fácil, falar sim não significa uma educação permissiva e sim muito mais respeitosa com formação de personalidade para sua criança, se liga no exemplo que trouxe;
Exemplo: filho você pode brincar no tapete, ao invés de falar filho você não pode pular no sofá, consegue perceber como fica mais leve e mais intuitivo para a criança? Você deu a opção para ela brincar em um lugar seguro sem o estresse do NÃO. E ai vai de acordo com as regras da sua casa com o que sua criança pode ou não fazer.
Até mesmo o uso da palavra PARE é mais indicado que usar o NÃO, pois o uso repetitivo em excesso do não, faz com que vire algo comum, banal e a criança passa a não levar mais em consideração o termo.
E então vamos pensar um pouco mais sobre isso?
Contem sempre comigo.
Helena Ferreira – Psicóloga clínica
CRP: 02/22236
Referências bibliograficas:
Judith Butman Universidad de Buenos Aires, Faculdade de Medicina (2002)
Ricardo F. Allegri Conselho Nacional de Investigações Científicas e Tecnológicas (2002)
Autor:

Helena Ferreira
Brasília (Distrito Federal) (Distrito Federal)
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